Campanha enumera 24 motivos que reforçam atributos em performance, aplicação, conforto, segurança, confiabilidade e motorização


Roberto Hunoff


Fotos Mercedes-Benz, Divulgação

 

Os caminhões extrapesados Mercedes-Benz Actros, com vários modelos e versões para o transporte rodoviário e operações mix road, incorporaram uma série de atributos com a Linha 2024. Com base nisso, a campanha de propaganda na mídia e nas redes sociais enumera 24 motivos que reforçam diferenciais referentes a performance, aplicação, conforto, segurança, confiabilidade e motorização.

 

Dentre as novidades, estão o novo EcoSupport para todas as versões de painéis, auxiliando o motorista para uma condução econômica, e o PowerShift 3 Advanced, com trocas de marchas mais rápidas, resultando em menor consumo de combustível. A configuração 6x4 tem menos tara, tornando-se uma das mais leves da categoria, e o entre-eixos de 3.250mm, disponível nos modelos 6x2 e 6x4, aumenta a versatilidade nas aplicações.

 

A Linha 2024 com Actros vem equipada com cabina Space, versão mais econômica, com suspensão metálica e painel analógico com multimídia (opcional), em uso no Arocs. Ela se soma à já ofertada versão Top Space. Dessa forma, o Actros atende mais aplicações, como cegonheiros e operações em docas mais baixas de centrais de distribuição, por exemplo. Os novos bancos pneumáticos nacionais têm revestimento de tecido e vinil. O ar-condicionado digital, analógico ou noturno, tem nova tubulação, garantindo maior durabilidade e facilidade de manutenção.



A segurança é aprimorada com a segunda geração da MirrorCam e o conjunto de faróis em LED. O Actros Top Space sai de fábrica com até 16 itens de série de avançada tecnologia. Dentre os recursos de segurança opcionais estão disponíveis o freio auxiliar retarder e airbag para o motorista.

 

Para qualificar a confiabilidade do modelo, a montadora introduziu uma nova bateria de 230 Ah, de alta ciclagem, e maior durabilidade. O eixo traseiro, o New Final Drive (NFD), passou a utilizar novos magnetos nos eixos, aumentando o intervalo de troca de óleo e reduzindo em até 50% o custo de manutenção. Mais leve, resulta em menor tara do caminhão, aumentando a capacidade de carga líquida. Outro destaque é o CMT/PBTC com capacidade de tração de 62/58 toneladas, mais adequado aos novos semirreboques de quatro eixos.

 

A terceira geração do motor OM 471 LA para caminhões extrapesados, apresenta um turbocompressor de consumo otimizado que, juntamente com o sistema de pós-tratamento dos gases de escape da tecnologia BlueTec 6, permite a economia de combustível de 8% em comparação com o Actros anterior Euro 5. Outro destaque é o freio-motor de alta performance, com 580cv de potência de frenagem, menores índices de ruído e vibração e retarder opcional. Já o motor OM 460 LA teve sua curva de torque otimizada, com torque máximo a partir de 1.050 rpm. Também ganhou nova turbina, mais durável pelo uso de titânio nas aletas.

 

Top de linha da marca, o extrapesado Actros é oferecido ao mercado em vários modelos e versões para o transporte rodoviário e também mix road. É indicado para transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases e porta-container, dentre outras aplicações.