Iniciativa da Ipiranga e Pamcary levará orientação para postos de tornarem paradas prioritárias em rotas de transportadoras, operadores logísticos e embarcadores

 

Redação TranspoData


Foto Ipiranga, Divulgação

 

A Ipiranga fechou parceria com a Pamcary, empresa especializada em seguros e gestão de riscos para cadeia logística e transporte de cargas no Brasil, para elevar os padrões de qualidade dos postos Rodo Rede ao oferecer uma parada mais segura e completa para motoristas e transportadoras. O projeto, que se chama "Parada Segura Pamcary Rodo Rede", tem como foco o investimento na ampliação da segurança e monitoramento.

 

A Ipiranga possui cerca de 700 postos nas rodovias em todo o país, sendo 220 dentro do programa Rodo Rede, que dispõe de serviços diferenciados, como restaurantes e lanchonete, troca de óleo, banheiros, estacionamento, borracharia e lavanderia, entre outros. Durante o ano, estes postos contam com projetos exclusivos do Rodo Rede, como a Saúde na Estrada, maior ação nacional itinerante de saúde, que promove cuidados preventivos e de bem-estar aos motoristas e região do entorno e já realizou mais de 700 mil atendimentos em 16 anos de programa.

 

No entanto, muitos trechos das estradas brasileiras ainda são considerados rotas inseguras. No último ano foram registrados mais de 14 mil roubos de carga no Brasil. De acordo com a Pamcary, que atende milhares de eventos na estrada por ano, indicar locais seguros, com infraestrutura e qualidade nos serviços, é algo relevante para o segmento de transporte de cargas. “Essa parceria é uma das grandes conquistas e expectativas para 2024, pois ter a chancela e o trabalho da Pamcary ao nosso lado reforça os investimentos e as ações cada vez mais estratégicas e diferenciadas para os postos Rodo Rede”, comenta Elvis Chagas, diretor comercial de rodovia da Ipiranga.

 

Funcionamento

 

O projeto fará um diagnóstico dos postos Rodo Rede Ipiranga, avaliando critérios como infraestrutura e monitoramento. O objetivo é auxiliar e orientar revendedores que buscam a qualificação necessária para receber viagens dos clientes transportadores que utilizam os rotogramas de paradas definidos pelo sistema de monitoramento da Pamcary.

 

Para estar nos rotogramas das transportadoras, os estabelecimentos passarão por avaliação minuciosa, que verificará critérios que priorizam a segurança e a qualidade dos serviços prestados, incluindo instalações físicas adequadas, como áreas de estacionamento bem  iluminadas, monitoradas e de fácil acesso, por exemplo. Ainda será indispensável ter um sistema e processos que garantam a vigilância constante das principais áreas do posto.

 

Após o diagnóstico, os postos receberão orientações sobre como obter melhorias para estarem aptos a serem considerados uma Parada Segura Pamcary Rodo Rede. Ricardo Monteiro, diretor de gestão de riscos da Pamcary, explica que a chancela garante benefício para o negócio do revendedor, que estará adequado às exigências do mercado e passará a fazer parte das rotas de transportadoras, apoiando motoristas com serviços de qualidade durante a parada. A Pamcary gerencia mais de 6 milhões de viagens por ano, conta com estrutura de 40 filiais posicionadas em todo o Brasil e atende mais de 6 mil sinistros de roubo e acidente por ano nas estradas.